quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

“Mídia e educação” - Silvio Pereira da Costa

       O texto “Mídia e educação” retrata a dificuldade que os professores enfrentam em sala de aula, com o surgimento de novas tecnologias.
       Segundo ele, a escola, a família, os grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Ressaltando a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais,  espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias.
      Enfatizando o fato de que as novas tecnologias  surgiram na vida de jovens e  adolescentes mudando totalmente seus hábitos, costumes e por que não dizer a maneira que cada jovem tem de pensar e agir, tendo em suas  mãos todo um mundo em apenas um Crick , facilidade essa que não existia na época de seus educadores , que somente agora depois de muitos anos vieram a ter este mesmo acesso , alguns tendo sim muita dificuldade em manuseá-los e ao mesmo tempo transmiti-los aos seus alunos .
      Muitas escolas já procuram incorporar as novas tecnologias em suas práticas educacionais, utilizando recursos como: computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso à internet  e até filmadoras, isso mostra que a presença de formação aos professores estar contribuindo e estimulando usos críticos e criativos.
      Portanto, com tantos avanços torna-se de certa forma possível e muito mais acessível “tudo para todos”, entretanto falta aos educadores uma maior capacitação, mediante tanta informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário